top of page

Você já usou a Cultura Maker em sala de aula?

  • Foto do escritor: ALINE CASTRO
    ALINE CASTRO
  • 4 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de mar. de 2020

A Cultura Maker é um movimento social com espírito artesanal, uma cultura que enfatiza a aprendizagem através do ato de fazer.


ree

Pelo conhecimento histórico, a Cultura Maker começou com um dos nossos ancestrais que pegou num graveto e arrancou-lhe as folhas, perfurando-o e fazendo um pequeno buraco à procura de larvas.


É do conhecimento geral que os humanos criam e fazem coisas desde antes de sermos pessoas. Ferramentas de madeira, pedra e osso. Agulhas de costura feitas de costelas de peixe. Lanças, arcos e flechas, armadilhas, tudo foi criado por pessoas que tentavam algo novo. Vidro e cerâmica foram inventados por pessoas que brincavam com o fogo, assim como com coisas que encontravam no chão.


Os grandes inventores como Thomas Edson, Alexander Graham Bell, Jerome "Jerry" Hal Lemelson todos eles foram os makers de sua época, procurando soluções para os seus problemas cotidianos, e quase sempre essa solução se torna uma invenção que muda para sempre as novas vidas. O que seria das nossas vidas sem os inventores? Hoje fica quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem algumas invenções revolucionárias.

ree

Eles já faziam coisas desde sempre, mas o nome “Maker” é relativamente recente. No passado, as pessoas eram chamadas de latoeiros, inventores ou por aquela pessoa que está sempre a trabalhar na sua oficina montada em suas garagens.


Esta “era educacional" a Cultura Maker ganhou mais força do que nunca, este movimento está a mudar a maneira como pensamos sobre a aprendizagem, interagimos com a tecnologia e a maneira subjacente de entendermos o mundo. O poder do ‘eu’ está a ser suplantado pelo poder do ‘nós’, à medida que as pessoas acordam para o facto de que não só conseguem alcançar mais elas mesmas, mas que juntas, tudo é possível.


ree

ree

ree

ree

Para trazer a Cultura Maker para a realidade escolar não precisamos de muito, apenas explorarar a criatividade, a curiosidade e a colaboratividade. Explore a sua realidade escolar deixe fluir as ideias, para ser Maker você não obrigatoriamente precisa de uma impressora 3D ou de um acervo gigantesco de ferramentas, antes de qualquer coisa para ser Maker você precisa querer!


Bora Moer!




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Bio Maker

©2023 por [Business Name]. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page